tree-of-lifeshell-ridge-walnut-creek-california.-wallpaper_-1024x768-wallpaper

“Na Idade do Ouro

quando os homens viviam sob os Carvalhos

os deuses viviam sob as Nogueiras”




As Árvores 

 

atuaram e atuam na estruturação do planeta para receber a vida humana. Seu fabuloso arquétipo ancora imagens fundamentais para desenvolvimento evolutivo do homem,  seja na aquisição da sua verticalidade física, seja em paralelo, sua projeção para o alto, em oposição à atração terrestre, seja nos ideais, nos sentimentos  e nas atitudes prósperas. 


Entre a terra e o céu - através de suas folhas  busca dos céus elementos para nutrir a terra, purificam o ar enquanto trabalham seu próprio sustento, pois através de suas raízes, tanto doa para a terra, como se nutre para irradiar na superfície através da sua própria realização como ser, purificando o ar, florescendo, oferecendo frutos, alimentos remédios e abrigos. Além dos intercâmbios vitais de manutenção do bioma, com as outras espécies e reinos da natureza, inclusive por baixo da terra.


No reino vegetal o corpo físico das plantas e das árvores é envolvido e moldado  pelo corpo etérico, ou seja, diferente dos minerais, os vegetais (assim como os animais e os homens) atendem a uma ordem superior na conformação dos elementos que formam seus corpos, não ficando a mercê das propriedades físicas e químicas, que são inerentes à matéria.


As árvores realizam a sua programação no tempo e no espaço e atuam conforme as leis específicas do plano etérico que, além de dar forma, provoca todas as dinâmicas das funções dos corpos. E mais, podem acessar as memórias das substâncias etéricas cósmicas, recebendo toda impressão de todos os fatos que ocorrem no mundo.


As árvores são expostas ao ambiente (não tem órgãos internos como os animais e o homem) e aprenderam a resistir às influências do meio e nos beneficiam com suas informações, nos ensinando a resistir também, através dos seus remédios.


Escolhi essas duas majestades  O Grande Carvalho, OAK e a Árvore do Céu, Nogueira ou Walnut, para essa matéria, pois seus antepassados remontam ao cetáceo (500 milhões de anos) e convidei nosso amiguinho esquilo da era do gelo, como ilustração, que nos ajude a criar imagens de como seria possível essa travessia da vida, de adaptações, de eras… ou, perceber, como todos os seres tem participação ativa, no grande plano da vida.



IA-119- SCRAT's one mission in life - to retrieve a precious acorn - triggers the
ICE AGE.
©2001 Twentieth Century Fox
Not For Sale or DIstribution
unnamed
esquilo-era-gelo

Oak 


OAK - CARVALHO

Com suas Integridades antissépticas e adstringentes, tem amplo uso nas medicinas tradicionais, se destaca na mitologia e na fitoterapia e faz parte da farmacopeia vegetal há milhares de anos.


Para tratamento do hipertireoidismo, bócio, doenças inflamatórias pélvicas, úlceras do estômago, diarreias, sangramentos, infecções , asmas, tosses e resfriados, garganta e voz.As pessoas mastigavam a casca de carvalho para curar suas feridas na boca, também usada para infecções da pele, erupções cutâneas, contusões, queimaduras, úlceras e outros problemas.


Texto cultural

AGENDE UMA CONSULTA OU MESMO CONSULTE O SEU MÉDICO OU SEU TERAPEUTA, ACERCA DAS CONTRA-INDICAÇÕES


Homeopatia: Quercus robur L. (=Q. pedunculata, =Q. robur forma fastigiata) é a espécie indicada, mas Q. petreae (Matt.) Liebl. (Q. sessiflora Salisb.) é frequentemente usada. 


Na homeopatia são necessárias várias associações de sintomas. Assim como, na maioria dos casos devem ser aplicadas conforme o meio-ambiente em que a pessoa está inserida..

Suas principais ações são sobre alcoolismo, prisão de ventre, diarreia, vertigem, gota, febre intermitente, hidropisia (esplênica), leucocitemia esplênica e outras afecções do baço.


Fitoterápico: Tintura de Carvalho

no Brasil: sangramentos de cortes e feridas

Na Europa: envenenamento por chumbo, cobre e mercúrio; pressão arterial e impotência



Florais de Bach e da Califórnia, OAK


“É o remédio das pessoas fortes e firmes que nunca desistem diante da adversidade. Elas se persistem com determinação e nunca pensam em descansar até ter ultrapassado o ponto de exaustão.” Dr. Bach



Walnut 


WALNUT - NOGUEIRA

Desde a antiguidade, as notáveis integridades da Nogueira tem sido aplicadas para a restauração, diante de diversos tipos de desequilíbrio da saúde.


Sua atuação mais notável se dá nas funções cognitivas, lesões na região esplênica e raquitismo.


São várias as indicações e, hoje, aqui,  venho mostrar a amplitude da atuação das árvores.


São produzidas, tinturas, homeopatia e florais, com as integridades da Nogueira (além de muitas receitas de cozinha).


Texto cultural

AGENDE UMA CONSULTA OU MESMO CONSULTE O SEU MÉDICO OU SEU TERAPEUTA, ACERCA DAS CONTRA-INDICAÇÕES


Homeopatia: JUGLANS REGIA = NUX JUGLANS (jug-r)

Walnut

Nogueira da Europa

na homeopatia é necessária a avaliação em amplitude de comportamentos e situação física. Um exemplo de comportamento no caso de Juglans regia é " sentado na cama a noite com se estivesse embriagado", junto com uma série de outros. A anamnese na homeopatia não deve ter menos que 60 perguntas.


Fitoterápico: Tintura de Nogueira

Indicada  para o uso interno: no raquitismo, na bronquite, na anemia, na diabete, na gota, no reumatismo, nas diarreias, na hiperglicemia, na artrose e na gastrenterite.



Florais de Bach e da Califórnia, Walnut


“Para aqueles que têm ideais e ambições definidos na vida e os estão realizando, mas em algumas ocasiões são tentados a abandoná-los, levados pelo entusiasmo, convicções ou firmes opiniões dos outros. Este remédio proporciona constância e proteção contra influências externas.” D. Bach.


images

Os botões do carvalho são utilizados para preparar a tintura em álcool.

Quercus,

o nome do carvalho, é derivado dos termos celtas ‘Quer’ denota ‘bom’ e de árvore que significa “cuez. Além disso, a árvore tem outro nome comum – Chen, que significa bela. Os celtas acreditavam que o carvalho era sagrado e seus sacerdotes, os druidas, colhiam o visco no sexto dia lunar de dezembro com uma foice de ouro e anunciava a chegada do Ano Novo.

A Noz

Seu uso já era citado na Roma antiga, onde os habitantes das cidades acreditavam que o fruto da planta, a amêndoa, por ter o formato de cérebro humano, era eficaz no combate a males da cabeça. Outras culturas falam que eles assemelhavam o formato do fruto ao cérebro do Deus Júpiter, que na cultura Grega se refere a Zeus e também era considerada um símbolo da fecundidade.

O perfume da árvore é inebriante.


chá-de-nogueira-tricurioso-1

Receitas culinárias deliciosas e nutritivas podem ser feitas com a noz, além do seu óleo que tem várias indicações.

30796686_m-810x777

Raízes, tronco e folhas, são associados aos estágios da consciência humana (inconsciente, psique e self)

A árvores

em suas copas e  raízes, inspiram à percepção da  complementariedade que estrutura todo o universo. Generosidade, reciprocidade... Sabemos que essas generosas avós, auxiliam e auxiliaram todas as formas de vida oferecendo, trocas biológicas,  segurança, alimento, remédio e ainda, para nós,  bases de sustentabilidade comercial e prosperidade.Não se espante com as pessoas que abraçam árvores. Há as que fazem por consciência e gratidão.


Nas principais bases culturais do mundo encontramos referências à sacralidade das árvores, assim como apontamentos sobre a Árvore da Vida, com valores universais, diferentes da  árvore do conhecimento do bem e do mal.A árvore, como eixo do mundo, atravessando os vários níveis da criação.


yggdrasil